Os 10 piores vilões do cinema

De um comedor de gente à mulher que tentou assassinar Branca de Neve, conheça os maiores vilões do cinema* – a razão de ser dos heróis dos filmes.

10. Rainha má

Piores vilões

Voz de Lucille La Verne em Branca de Neve e os Sete Anões, 1937

A imagem da rainha vaidosa transfigurada em bruxa feia, oferecendo uma maçã envenenada, foi a primeira concepção de maldade na cabeça de pequenos do mundo todo. E esses arquétipos de mal e bem fizeram tanto sucesso que os estúdios Disney viraram potência global.

9. Regan Macneil

Piores vilões

Linda Blair em O Exorcista, 1973

Já no primeiro dia das filmagens, a atuação da adolescente Linda Blair como a menininha possuída pelo diabo foi tão assustadora que seus colegas de elenco esqueceram suas falas. E o vômito verde na cara do padre rendeu paródias sem fim – na verdade, era sopa de ervilha.

8. Phyllis Dietrichson

Piores Vilioes

Barbara Stanwyck em Pacto de Sangue, 1944

Outra fêmea fatal levando homens à perdição. Para ficar com o seguro de vida do marido, Phyllis seduz um vendedor da seguradora. E o convence a fazer o serviço sujo por ela. Mas na hora de dividir a grana…

7. Alex Forrest

Piores vilões

Glenn Close em Atração Fatal, 1987

Durante muito tempo, Close recebeu agradecimentos de mulheres dizendo que ela foi a salvação de um casamento. Pudera. Sua amante obsessiva, que joga o coelho da família perseguida numa panela de água fervente, é uma ameaça moralista: se casar, não pule a cerca.

6. Sr. Potter

Piores Vilões

Lionel Barrymore em A Felicidade Não se Compra, 1946

Num clássico anticapitalista, ninguém pode ser pior pessoa que um banqueiro ganancioso, que quer arrancar o sustento dos que mais necessitam. A ponto do herói do filme – um filantropo que ajuda o povo a ter casa própria – tentar o suicídio.

5. Enfermeira Ratched

Piores Vilões

Louise Fletcher em Um Estranho no Ninho, 1975

McMurphy (Jack Nicholson) alega insanidade para não ser preso. Mas a enfermeira-chefe do hospício é pior que qualquer carcereiro. Quando ele recusa um remédio, ela ameaça: “Se não deseja tomar sua medicação de forma oral, podemos providenciar para que a receba de outra maneira”.

4. Bruxa má do Oeste

Piores Vilões

Margaret Hamilton em O Mágico de Oz, 1939

Comandante de um exército de macacos alados, ela é a bruxa dos pesadelos de toda criança: tem a pele verde, vassoura voadora e verruga na ponta do queixo. Suas maldades na Terra de Oz vão fazer a órfã Dorothy concluir: “não há lugar como o lar” – que, claro, não é ali.

3. Darth Vader

Piores vilões

David Prowse na trilogia Star Wars

Vader é mau no atacado e no varejo: encarregado da construção da Estrela da Morte – uma máquina de aniquilação de planetas inteiros -, o ex-jedi tortura a filha, congela o genro e decepa a mão do outro filho.

2. Norman Bates

Piores vilões

Anthony Perkins em Psicose, 1960

Gerente do motel da família, Norman usa as roupas da mãe para matar uma hóspede no chuveiro. O esquizofrênico foi inspirado num assassino de verdade, Ed Gein. Mas, neste caso, a vida supera a ficção: Gein usava um vestido feito com a pele que arrancou da mãe morta.

1. Dr. Hannibal Lecter

Piores vilões

Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes, 1991

Em diálogo com a agente do FBI Clarice Sterling (Jodie Foster), o psiquiatra serial-killer explica como degustou o fígado de uma vítima: “com feijões de fava e um bom chianti”.

*Lista baseada no ranking do American Film Institute

Extra: E o maior mocinho?

Engana-se quem pensou em Indiana Jones ou o Superman. Segundo o ranking do American Film Institute, o maior herói do cinema é Atticus Finch (Gregory Peck), protagonista de O Sol é para Todos, uma adaptação do romance de Harper Lee, livro vencedor do Prêmio Pulitzer. Finch é um advogado devoto da justiça que aceita defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca. Isso no sul racista dos EUA da década de 1930. Insistindo na inocência do acusado, Finch arruma inimizade com a cidade inteira. Isso é que é herói.

Comentários pelo Facebook